Acabamento em metal

Publicado por Stillo D'água em

Novidades estão sempre surgindo. Aliás, podemos observar a tendência de acabamento em metal de alto padrão ganhando mais força atualmente. Os metais coloridos são elegantes e versáteis. Os monocromáticos também. E na decoração eles são usados de várias formas diferentes. Como em cozinhas e banheiros, por exemplo. Ou mesmo lavabos.

Entretanto, várias pessoas têm dúvidas quanto a esses produtos. Será que a cor desbota? Quais as chances de o metal enferrujar ou descascar? Veja um pouco sobre o acabamento em metal e encontre as respostas.

Acabamento metálico

Quando falamos de acabamento em metal, estamos comentando sobre aquilo que dá brilho e força a um produto. Isto é, a produção de objetos metálicos. No caso, o processo de finalização da produção de torneiras, misturadores e outros metais de banho e de cozinha.

Uma coisa é certa: existem diversas formas diferentes de produzir uma peça de metal. Mesmo as de alto padrão. Muitas vezes elas são feitas a partir de aço inoxidável, por exemplo. Todavia, outros produtos no mercado também contam com acabamento metálico. Como plástico, por exemplo. Mas, nesses casos, a qualidade pode deixar a desejar.

Já o acabamento metálico varia de acordo com os componentes químicos. Isso acontece nas últimas fases do processo. Afinal, alguns metais são coloridos, outros brilhantes ou foscos. Mas além de dar as características visuais, é o acabamento em metal que torna o produto mais resistente.

acabamento em metal dourado
Acabamento em metal.

Acabamento inox

O acabamento em aço inox é muito resistente à ação do tempo. E a temperaturas elevadas. Afinal, como o próprio nome sugere, ele é inoxidável.

O inox muitas vezes é misturado com outros metais na produção e na finalização de produtos. Isso é feito para agregar outras características de outros elementos. Como deixar o metal mais maleável ou colorido, por exemplo.

A combinação de aço inox com um pouco de cromo é muito popular . Esse metal é responsável por dar mais brilho às superfícies. Além disso, a combinação desses elementos resulta em reações químicas que formam uma espécie de película protetora sobre o metal. Portanto, ele se torna mais resistente à corrosão.

O “aço escovado” é um outro tipo de acabamento bem conhecido . Aqui, a finalização do acabamento é um pouco diferente. O metal é escovado para ter uma aparência riscada. Os arranhões causados por pequenos acidentes não são tão visíveis. Portanto, ele é muito durável.

Acabamento em metal cromado

O acabamento cromado é um dos mais populares no mercado. E ele é muito usado junto do aço inox. O cromo é um mineral versátil. Esse metal é quem geralmente dá o aspecto brilhante às peças de metal, quando polido. Para conseguir esse efeito é necessário adicionar uma quantidade maior de cromo ao aço.

Um dos processos de acabamento mais tradicional é a Cromagem por Imersão. Funciona assim: a peça é preparada com banhos químicos que removem as impurezas. Então ela vai para um tanque, onde acontece a eletrodeposição do cromo. Ou seja, a peça é mergulhada em um tanque com sais e outros elementos condutores de eletricidade. Depois, é aplicada uma carga de energia contínua. Isso faz com que os sais e metais presentes na solução se fixem na peça.

acabamento em metal cromado
Acabamento em metal cromado.

Tipos de acabamento em metal

Como dito anteriormente, o acabamento feito com cromo é apenas um dos vários tipos de finalização de produtos metálicos. Portanto, existem algumas peças finalizadas com aço inox, cobre, níquel e por aí vai.

Esses materiais também passam por um processo similar ao do cromo. Eles são mergulhados em soluções com sais e metais. A solução química age através da eletrodeposição também. O cobre, por exemplo, é muito resistente à ação da água e outros tipos de corrosão. Atualmente, muitos metais na cor rosé gold levam traços de cobre em sua composição.

Metal colorido

Os itens feitos de metal colorido de alto padrão são muito procurados. Afinal, são charmosos e requintados. E os clientes variam: são construtoras, arquitetos e até o consumidor final. Mas isso não é surpresa. Um ponto muito importante na decoração são os metais de banho e de cozinha.

É claro, não dá para negar que esses produtos são lindos. Mas aqui pudemos ver que esse acabamento em metal traz muitas outras vantagens. O processo é cuidadoso. As peças são muito resistentes. Então, é improvável que seu misturador de metal colorido desbote ou descasque.

acabamento em metal gold
Acabamento em metal gold.

Uma peça de metal é considerada de alto padrão não só pela sua aparência ou harmonização estética. Elas são feitas e finalizadas com qualidade. Portanto, os produtos aqui da Stillo D’água, localizada na Rua 246, 670, Meia Praia – Itapema/SC, tem alto padrão.

Então, se precisar fazer um orçamento ou tirar dúvidas, entre em contato conosco!


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado.